quarta-feira, 27 de agosto de 2014

       UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
      UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – POLO BALNEÁRIO PINHAL

                          MARIA CRISTINA OLIVEIRA DOS SANTOS
     
  REFLEXÕES DA PRÁTICA DOCENTE:  EXPERIÊNCIAS NO EXERCÍCIO                            DA DOCÊNCIA

                                              BALNEÁRIO PINHAL
                                           2014

REFLEXÕES DA PRÁTICA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA

                                                                     Maria Cristina Oliveira dos Santos
INTRODUÇÃO
No presente trabalho serão abordadas reflexões baseadas na experiência docente adquirida no período de estágio em Anos Iniciais. Pesquisas e observações servem de parâmetro no desenvolvimento da aprendizagem. Externando quais as demandas, ações e situações estiveram presentes  e de que forma foram se desenvolvendo no processo da aprendizagem dos alunos desde a organização das metas e planejamento, aplicação das práticas pedagógicas, recursos e metodologias utilizadas sempre com uma visão voltada para o aluno com o intuito de garantir o seu aprendizado.  Os temas que compõe esse estudo a ser apresentado estão divididos em etapas compostas por subtítulos a fim de simplificar e facilitar a compreensão: Observações do conhecimento; Elaborando as práticas; Ações no processo educativo; Situações na docência; Potencializando a aprendizagem e Considerações gerais. Todas as narrativas são pertinentes às vivências no cotidiano escolar.

As experiências adquiridas ao longo da trajetória do estágio em Anos Iniciais proporcionaram uma visão mais nítida de como se dá a aprendizagem em sala de aula convivendo com a heterogeneidade, onde as necessidades individuais e as peculiaridades devem ter uma atenção diferenciada. A prática docente baseada na convivência diária favorece a aproximação com os alunos, o que é essencial para que o professor tenha o conhecimento de fato do nível de aprendizado em que os alunos se encontram. É primordial que o professor observe e analise atentamente o desempenho em sala de aula frente as atividades propostas, podendo-se afirmar que tais observações e análises são ícones norteadores no processo da aprendizagem. Juntamente há uma busca paralela de pesquisa, estudo e aprimoramento, onde o professor se encontra em eterno aprofundamento do ‘saber’ a fim de qualificar suas práticas e ações pedagógicas, dentro de uma ótica crítica e reflexiva e avaliativa: “Não há pesquisa sem ensino e ensino sem pesquisa.”  (FREIRE, 2007, p 29).                                                          
          Observações do conhecimento
O processo do ensino/aprendizagem é uma tarefa árdua e diária que requer muito empenho e dedicação, por esta razão é imprescindível que o professor se aproprie de subsídios que serão suas ferramentas, pois todas as informações colhidas durante as observações e análises da turma serão elementos colaborativos e de suma importância. É a base sólida do ensino. Somente através das averiguações será possível ao professor detectar se há dificuldades e quais são elas. Saber identificar e reconhecer as possíveis necessidades ou limitações é fundamental para elaborar estratégias canalizadoras das ações. Cada aluno trás consigo uma bagagem de conhecimento somada à sua individualidade. Alguns alunos possuem um grau maior de informação e desenvoltura correspondendo de forma mais positiva na realização das atividades enquanto outros tem um pouco de dificuldade, o que é perfeitamente normal, uma vez que se trata de uma turma de segundo ano onde todos se encontram na mesma faixa etária. A aproximação entre professor e aluno cria um elo e uma cumplicidade. Esta relação tem um valor significativo que irá interferir positivamente ou não nesta trajetória da aprendizagem influindo no desempenho escolar.

            Elaborando as práticas
De posse das informações e conhecimento com a turma o professor terá condições de elaborar o planejamento de acordo com as necessidades reais dos alunos. As práticas pedagógicas aplicadas tem o objetivo de facilitar a compreensão e o entendimento por parte dos alunos. Intensificar as atividades onde se concentram as maiores dificuldades certamente irá contribuir para a assimilação do conteúdo. Todas as práticas e atividades elaboradas devem ser baseadas em ações direcionadas ao aprendizado, tendo o aluno como foco. Ao elaborar o plano de aula o professor deve ter em mente diversificar as metodologias. Utilizar-se de métodos inovadores que facilitem a captação, assimilação e compreensão dos alunos são recursos importantes neste processo. Os alunos se sentirão mais estimulados e entusiasmados pelo aprender. Aguçar a curiosidade despertando o raciocínio e o pensar direcionando aos questionamentos e indagações são instrumentos para alcançar as metas de uma boa aprendizagem. Propor dinâmicas inovadoras e manter os alunos motivados é uma tarefa árdua para o professor mas que repercute sem dúvida no interesse e desempenho cognitivo da turma. As atividades lúdicas como contação de história, música e trabalhos manuais, presentes no planejamento, tiveram um sabor especial para os alunos pois eles interagiram e liberaram a criatividade se expressando de forma natural. Delinear e estruturar os saberes e os fazeres é imprescindível no processo educativo da turma.

             Ações no processo educativo
Tendo como base as observações da turma e dando segmento ao trabalho desenvolvido pela professora titular somando à convivência diária com os alunos foi possível elaborar e qualificar os planejamentos intensificando o ensino, com o intuito de sanar as dificuldades de alguns alunos, ressaltando que a falta de atenção também é um fator que influencia muito na hora do ‘aprender’. A medida que as atividades eram aplicadas em sala de aula todas as dúvidas e necessidades eram respondidas de forma individualizada, de acordo com a peculiaridade de cada um. Explicando as tarefas e corrigindo. Uma avaliação construtiva que permite perceber e acompanhar a construção do conhecimento: “Isso faz a diferença porque é o elo entre o ensino e a aprendizagem e torna o docente coresponsável pelo processo.” (VILLAS BOAS, Benigna 2008). Aqueles alunos mais adiantados recebiam a mesma atenção. Ao final de cada atividade a correção era feita ao grande grupo com a participação ativa de todos os alunos da turma. E isto era uma forma de incentivo para eles. Ao corrigir as atividades era efetuada uma avaliação com a intenção de acompanhar o desenvolvimento dos alunos no processo de construção do conhecimento: “A avaliação é ‘movimento’, é ação e reflexão. À medida que as crianças realizam suas tarefas, efetivam muitas conquistas.” (HOFMANN, 1996). Ressaltando que o tempo de cada aluno deve ser sempre respeitado. Resgatar a atenção dos alunos para o conteúdo explanado e contar com a participação integral enriquece a aula e contribui positivamente para o processo educativo. No instante em que o professor tem o retorno e atinge o objetivo é muito gratificante. É a certeza do dever cumprido.              

             Situações na docência
O período das observações que antecederam ao estágio proporcionou um conhecimento amplo da turma juntamente com o conteúdo desenvolvido pela professora titular. Foram realizadas observações nos dias de planejamento intencionando dar sequencia ao trabalho que já estava sendo desenvolvido pela professora, percebendo a forma como são aplicadas e desenvolvidas as práticas pedagógicas, metodologias e de que maneira foram trabalhadas as ações pedagógicas, tratando-se da oralidade, escrita, letramento e leitura,  seguindo e respeitando criteriosamente a ordem das disciplinas e conteúdos de acordo com a matriz curricular pré estabelecida. Todos os momentos oportunizados pelo estágio são enriquecedores para a minha formação docente e a convivência diária no ambiente escolar amplia a visão da realidade dos alunos, do entorno e da escola em geral, vivenciada e sentida. E este fator é relevante, influenciando no processo de aprendizagem.
A elaboração dos planejamentos foi baseada exclusivamente nas investigações de conhecimento da turma e curricular de acordo com os parâmetros do Projeto Político Pedagógico da escola e em todas as situações de aprendizagem houve equilíbrio tanto na matriz curricular como PPP.
Os resultados obtidos na aprendizagem dos alunos foram satisfatórios pois eram percebidos nitidamente a medida em que havia entendimento, compreensão e bom desempenho na realização e conclusão das atividades propostas. Esse resultado foi evidenciado com a evolução da turma, ressaltando aqueles alunos com um pouco de dificuldade na leitura e escrita. Por isso vale salientar a importância da aproximação e conhecimento com a turma, pois somente desta forma é possível diagnosticar as dificuldades e auxiliar, explicando, esclarecendo, sanando as dúvidas e intensificando as atividades nas áreas ‘problemáticas’ com a intenção de reforçar e concretizar o aprendizado.      
            
              Potencializando a aprendizagem
A forma de organizar e coordenar as propostas em sala de aula de acordo com as metas traçadas e elaboradas com o objetivo único de potencializar a aprendizagem dos alunos superou as expectativas neste estágio em Anos Iniciais, pois houve uma aceitação generalizada por parte dos alunos em relação à professora estagiária. A convivência diária era harmoniosa, transmitindo confiança e parceria. Esse aspecto se torna crucial no desenvolvimento do processo educativo facilitando o aprendizado pois a afetividade faz parte de todo esse contexto. Paralelamente, as atividades, a metodologia utilizada e a forma de aplicar as práticas pedagógicas surtiram bons resultados. Isto significa que os objetivos foram atingidos.
Durante o período de estágio não houve nenhuma situação agravante que precisasse de um apoio direcionado. Os recursos utilizados como garantia na aprendizagem  dos alunos foram as atividades aplicadas, o lúdico e a forma de conduzir a aula e as práticas, com a atenção exclusivamente voltada para os alunos, auxiliando no que fosse necessário.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Todos os aspectos e reflexões adquiridos com a experiência no exercício da docência proporcionada neste estágio em Anos Iniciais foram baseados na vivência cotidiana na escola em sala de aula com os alunos da turma parceira.
As abordagens e narrações feitas sobre o estágio enaltecem  a importância de conhecer a realidade do sujeito, do universo escolar e de como funciona de fato essa engrenagem. Conviver diariamente e sentir na pele o que é ser um professor. Quais são suas atribuições? Qual a melhor maneira para atingir um resultado satisfatório no aprendizado? De que forma as metas e ações traçadas serão alcançadas? São perguntas que somente terão respostas coerentes e verdadeiras vivenciando a prática e toda essa bagagem de conhecimento  obtida é proporcionada através do estágio. A teoria é importante mas o ‘divisor de águas’ é a realidade vivida na prática. É aí que impera o conhecimento e fortalece o aprendizado. O professor ensina o aluno mas também aprende com ele. O professor aprende que sempre há uma nova possibilidade, uma nova chance, um novo dia, um novo amanhecer.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
HOFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora. Porto Alegre: Mediação, 1993.
Revista Nova Escola/Abril/2014 p.32 - Avaliar o tempo todo.

VILLAS BOAS, Benigna. Virando a Escola do Avesso Por Meio da Avaliação. Campinas- São Paulo: Papirus, 2008.

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