UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – POLO
BALNEÁRIO PINHAL
MARIA CRISTINA
OLIVEIRA DOS SANTOS
REFLEXÕES DA PRÁTICA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA
BALNEÁRIO PINHAL
2014
REFLEXÕES
DA PRÁTICA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS NO EXERCÍCIO DA
DOCÊNCIA
Maria Cristina Oliveira dos Santos
INTRODUÇÃO
No
presente trabalho serão abordadas reflexões baseadas na experiência docente adquirida
no período de estágio em Anos Iniciais. Pesquisas e observações servem de
parâmetro no desenvolvimento da aprendizagem. Externando quais as demandas,
ações e situações estiveram presentes e
de que forma foram se desenvolvendo no processo da aprendizagem dos alunos
desde a organização das metas e planejamento, aplicação das práticas
pedagógicas, recursos e metodologias utilizadas sempre com uma visão voltada
para o aluno com o intuito de garantir o seu aprendizado. Os temas que compõe esse estudo a ser
apresentado estão divididos em etapas compostas por subtítulos a fim de simplificar
e facilitar a compreensão: Observações do conhecimento; Elaborando as práticas;
Ações no processo educativo; Situações na docência; Potencializando a
aprendizagem e Considerações gerais. Todas as narrativas são pertinentes às
vivências no cotidiano escolar.
As
experiências adquiridas ao longo da trajetória do estágio em Anos Iniciais proporcionaram
uma visão mais nítida de como se dá a aprendizagem em sala de aula convivendo
com a heterogeneidade, onde as necessidades individuais e as peculiaridades
devem ter uma atenção diferenciada. A prática docente baseada na convivência
diária favorece a aproximação com os alunos, o que é essencial para que o
professor tenha o conhecimento de fato do nível de aprendizado em que os alunos
se encontram. É primordial que o professor observe e analise atentamente o
desempenho em sala de aula frente as atividades propostas, podendo-se afirmar
que tais observações e análises são ícones norteadores no processo da
aprendizagem. Juntamente há uma busca paralela de pesquisa, estudo e
aprimoramento, onde o professor se encontra em eterno aprofundamento do ‘saber’
a fim de qualificar suas práticas e ações pedagógicas, dentro de uma ótica
crítica e reflexiva e avaliativa: “Não há pesquisa sem ensino e ensino sem
pesquisa.” (FREIRE, 2007, p 29).
Observações
do conhecimento
O
processo do ensino/aprendizagem é uma tarefa árdua e diária que requer muito
empenho e dedicação, por esta razão é imprescindível que o professor se
aproprie de subsídios que serão suas ferramentas, pois todas as informações colhidas
durante as observações e análises da turma serão elementos colaborativos e de
suma importância. É a base sólida do ensino. Somente através das averiguações
será possível ao professor detectar se há dificuldades e quais são elas. Saber
identificar e reconhecer as possíveis necessidades ou limitações é fundamental
para elaborar estratégias canalizadoras das ações. Cada aluno trás consigo uma
bagagem de conhecimento somada à sua individualidade. Alguns alunos possuem um
grau maior de informação e desenvoltura correspondendo de forma mais positiva
na realização das atividades enquanto outros tem um pouco de dificuldade, o que
é perfeitamente normal, uma vez que se trata de uma turma de segundo ano onde
todos se encontram na mesma faixa etária. A aproximação entre professor e aluno
cria um elo e uma cumplicidade. Esta relação tem um valor significativo que irá
interferir positivamente ou não nesta trajetória da aprendizagem influindo no
desempenho escolar.
Elaborando
as práticas
De
posse das informações e conhecimento com a turma o professor terá condições de
elaborar o planejamento de acordo com as necessidades reais dos alunos. As
práticas pedagógicas aplicadas tem o objetivo de facilitar a compreensão e o entendimento
por parte dos alunos. Intensificar as atividades onde se concentram as maiores
dificuldades certamente irá contribuir para a assimilação do conteúdo. Todas as
práticas e atividades elaboradas devem ser baseadas em ações direcionadas ao
aprendizado, tendo o aluno como foco. Ao elaborar o plano de aula o professor
deve ter em mente diversificar as metodologias. Utilizar-se de métodos
inovadores que facilitem a captação, assimilação e compreensão dos alunos são
recursos importantes neste processo. Os alunos se sentirão mais estimulados e
entusiasmados pelo aprender. Aguçar a curiosidade despertando o raciocínio e o
pensar direcionando aos questionamentos e indagações são instrumentos para
alcançar as metas de uma boa aprendizagem. Propor dinâmicas inovadoras e manter
os alunos motivados é uma tarefa árdua para o professor mas que repercute sem
dúvida no interesse e desempenho cognitivo da turma. As atividades lúdicas como
contação de história, música e trabalhos manuais, presentes no planejamento, tiveram
um sabor especial para os alunos pois eles interagiram e liberaram a
criatividade se expressando de forma natural. Delinear e estruturar os saberes
e os fazeres é imprescindível no processo educativo da turma.
Ações
no processo educativo
Tendo
como base as observações da turma e dando segmento ao trabalho desenvolvido pela
professora titular somando à convivência diária com os alunos foi possível
elaborar e qualificar os planejamentos intensificando o ensino, com o intuito
de sanar as dificuldades de alguns alunos, ressaltando que a falta de atenção
também é um fator que influencia muito na hora do ‘aprender’. A medida que as
atividades eram aplicadas em sala de aula todas as dúvidas e necessidades eram
respondidas de forma individualizada, de acordo com a peculiaridade de cada um.
Explicando as tarefas e corrigindo. Uma avaliação construtiva que permite
perceber e acompanhar a construção do conhecimento: “Isso faz a diferença
porque é o elo entre o ensino e a aprendizagem e torna o docente coresponsável
pelo processo.” (VILLAS BOAS, Benigna 2008). Aqueles alunos mais adiantados
recebiam a mesma atenção. Ao final de cada atividade a correção era feita ao
grande grupo com a participação ativa de todos os alunos da turma. E isto era
uma forma de incentivo para eles. Ao corrigir as atividades era efetuada uma
avaliação com a intenção de acompanhar o desenvolvimento dos alunos no processo
de construção do conhecimento: “A avaliação é ‘movimento’, é ação e reflexão. À
medida que as crianças realizam suas tarefas, efetivam muitas conquistas.”
(HOFMANN, 1996). Ressaltando que o tempo de cada aluno deve ser sempre
respeitado. Resgatar a atenção dos alunos para o conteúdo explanado e contar
com a participação integral enriquece a aula e contribui positivamente para o
processo educativo. No instante em que o professor tem o retorno e atinge o
objetivo é muito gratificante. É a certeza do dever cumprido.
Situações na docência
O
período das observações que antecederam ao estágio proporcionou um conhecimento
amplo da turma juntamente com o conteúdo desenvolvido pela professora titular.
Foram realizadas observações nos dias de planejamento intencionando dar
sequencia ao trabalho que já estava sendo desenvolvido pela professora,
percebendo a forma como são aplicadas e desenvolvidas as práticas pedagógicas,
metodologias e de que maneira foram trabalhadas as ações pedagógicas,
tratando-se da oralidade, escrita, letramento e leitura, seguindo e respeitando criteriosamente a ordem
das disciplinas e conteúdos de acordo com a matriz curricular pré estabelecida.
Todos os momentos oportunizados pelo estágio são enriquecedores para a minha
formação docente e a convivência diária no ambiente escolar amplia a visão da
realidade dos alunos, do entorno e da escola em geral, vivenciada e sentida. E
este fator é relevante, influenciando no processo de aprendizagem.
A
elaboração dos planejamentos foi baseada exclusivamente nas investigações de
conhecimento da turma e curricular de acordo com os parâmetros do Projeto
Político Pedagógico da escola e em todas as situações de aprendizagem houve equilíbrio
tanto na matriz curricular como PPP.
Os
resultados obtidos na aprendizagem dos alunos foram satisfatórios pois eram
percebidos nitidamente a medida em que havia entendimento, compreensão e bom
desempenho na realização e conclusão das atividades propostas. Esse resultado
foi evidenciado com a evolução da turma, ressaltando aqueles alunos com um
pouco de dificuldade na leitura e escrita. Por isso vale salientar a importância
da aproximação e conhecimento com a turma, pois somente desta forma é possível
diagnosticar as dificuldades e auxiliar, explicando, esclarecendo, sanando as
dúvidas e intensificando as atividades nas áreas ‘problemáticas’ com a intenção
de reforçar e concretizar o aprendizado.
Potencializando a aprendizagem
A
forma de organizar e coordenar as propostas em sala de aula de acordo com as
metas traçadas e elaboradas com o objetivo único de potencializar a
aprendizagem dos alunos superou as expectativas neste estágio em Anos Iniciais,
pois houve uma aceitação generalizada por parte dos alunos em relação à professora
estagiária. A convivência diária era harmoniosa, transmitindo confiança e
parceria. Esse aspecto se torna crucial no desenvolvimento do processo
educativo facilitando o aprendizado pois a afetividade faz parte de todo esse
contexto. Paralelamente, as atividades, a metodologia utilizada e a forma de
aplicar as práticas pedagógicas surtiram bons resultados. Isto significa que os
objetivos foram atingidos.
Durante
o período de estágio não houve nenhuma situação agravante que precisasse de um apoio
direcionado. Os recursos utilizados como garantia na aprendizagem dos alunos foram as atividades aplicadas, o
lúdico e a forma de conduzir a aula e as práticas, com a atenção exclusivamente
voltada para os alunos, auxiliando no que fosse necessário.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Todos
os aspectos e reflexões adquiridos com a experiência no exercício da docência
proporcionada neste estágio em Anos Iniciais foram baseados na vivência
cotidiana na escola em sala de aula com os alunos da turma parceira.
As
abordagens e narrações feitas sobre o estágio enaltecem a importância de conhecer a realidade do
sujeito, do universo escolar e de como funciona de fato essa engrenagem.
Conviver diariamente e sentir na pele o que é ser um professor. Quais são suas
atribuições? Qual a melhor maneira para atingir um resultado satisfatório no
aprendizado? De que forma as metas e ações traçadas serão alcançadas? São
perguntas que somente terão respostas coerentes e verdadeiras vivenciando a
prática e toda essa bagagem de conhecimento
obtida é proporcionada através do estágio. A teoria é importante mas o
‘divisor de águas’ é a realidade vivida na prática. É aí que impera o
conhecimento e fortalece o aprendizado. O professor ensina o aluno mas também
aprende com ele. O professor aprende que sempre há uma nova possibilidade, uma
nova chance, um novo dia, um novo amanhecer.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia.
São Paulo: Paz e Terra, 2007.
HOFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora. Porto
Alegre: Mediação, 1993.
Revista Nova Escola/Abril/2014 p.32 -
Avaliar o tempo todo.
VILLAS BOAS, Benigna. Virando a Escola
do Avesso Por Meio da Avaliação. Campinas- São Paulo: Papirus, 2008.
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